segunda-feira, 11 de maio de 2015

Você Tem Uma Mente Viciada Em Pensamentos ?

By Unknown   Posted at  20:31   Reflexão Nenhum Comentário

Tudo bem que o papel de nossa mente é produzir pensamentos, mas você já parou para se questionar o quanto você a sobrecarrega com uma avalanche de pensamentos que nem sempre te favorecem ?

 

overthinking

 

O post de hoje foi motivado por um atendimento que fiz de uma pessoa que me procurou por e-mail e tinha um “problema” um tanto quanto incomum (ou pelo menos eu achava isso até então).

 

Não vou dar muitos detalhes aqui para não ser antiético, quero apenas pegar o exemplo para que possamos refletir sobre.

 

Essa pessoa me escreveu pedindo ajuda porque tinha uma mente muito ativa e não conseguia parar de pensar um minuto sequer. Isso a deixava inquieta e ao final do dia, a sensação era de extremo cansaço mental.

 

O que chamou a sua atenção (e a minha também) é que no nosso bate-papo onde faço algumas perguntas, peço para que a pessoa descreva o que a incomoda (a famosa anamnese), a questão não era ter uma mente tão ativa, mas esse “sintoma” era uma porta de escape para um problema mais importante. Conversando sobre o caso, percebemos que esta pessoa criou ao longo do tempo esse mecanismo para que sua mente se mantivesse ocupada e não deixasse espaço para que ela pensasse “besteira”. Só que “besteira”, nesse caso, eram os seus reais desejos. Aí sim, temos um problema !

 

Nesse momento a pessoa em questão está tendo ótimos avanços e as coisas estão caminhando muito bem. Estou experimentando a EFT comigo e indiquei para que esta pessoa fizesse também. Os resultados têm sido muito significativos.

 

Eu nunca tive problemas em ficar sozinho ou deixar minha mente quieta. Desde minha adolescência, por exemplo, eu pratico meditação. Então consigo obter um nível de concentração muito bom e gosto de dar uma “desacelerada” nos meus pensamentos de vez em quando. Para mim é bom e acalma bastante.

 

Refletindo e pesquisando sobre isso, vi que muita gente tem dificuldade com esse processo. E isso é de suma importância quando estamos no caminho para dominarmos nosso ego e livrar nossa mente de pensamentos nocivos à nossa realidade.

 

A boa notícia é que nunca é tarde para entendermos isso e, principalmente, ACEITARMOS que temos este (digamos) problema e buscarmos métodos para melhorar essa questão. Comigo funciona com a meditação, mas não há uma regra. Você precisa encontrar uma coisa que te prenda a atenção, que te dê prazer em fazer (mas prazer mesmo, não uma enganação). Se ficar parado por alguns minutos olhando formigas fazendo seu caminho com as folhinhas nas patinhas te faz parar de “pensar em tudo”, você já achou sua meditação.

 

Encontrei um vídeo do Alan Watts que fala exatamente desse vício que temos em pensar demais. Achei interessante compartilhar aqui.

 

[Assistir no YouTube]

 

Veja se você consegue ficar na “caixa do nada” e aquietar sua mente por alguns instantes. Tente se sentar confortavelmente ou deitar num lugar aconchegante, feche os olhos e concentre-se apenas em sua respiração. Preste atenção somente no ar entrando e saindo… Se algum pensamento vier, não lute contra ele, deixe-o ir embora naturalmente, assim como ele veio… Faça isso por 15 minutos e veja o que acontece.

 

Não gaste sua energia à toa com pensamentos demais (principalmente se forem pensamentos que não te acrescentem nada de bom).

 

Lembre-se: pense menos, fale menos, sinta mais.

 

Um forte abraço e muita alegria pra você !

Sobre o Autor

Rafael Dias é Analista de Sistemas e adora Futebol Americano. Torcedor do New England Patriots, gosta de jogar este maravilhoso esporte também com seus amigos.
Sujeito com extremo bom humor, não perde uma piada e gosta muito de uma bobagem (que é a base da sabedoria segundo seu Guru Espírito-Filosofal Falcão).

Veja outras coisas de Rafael Dias: Blog Sorvetinho de Grama

0 comentários:

Início ↑
Conecte-se e Compartilhe !

Parceiros

© 2013 Dias+Leves. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. Proudly Powered by Blogger.